O BMW Group tem grandes expectativas com sua crescente linha de veículos elétricos quando se trata de vendas.
Enquanto no primeiro semestre deste ano a montadora vendeu 75.891 veículos elétricos, espera-se que as vendas de VEs para todo o ano de 2022 atinjam a faixa de 240.000-245.000 unidades, disse o diretor financeiro do BMW Group, Nicolas Peter, em uma videoconferência em 26 de setembro, segundo a Reuters.
Se a estimativa da montadora se confirmar, a BMW atingirá sua meta de 10% de vendas totalmente elétricas este ano. Além disso, o volume anual de vendas de veículos elétricos seria mais que o dobro de 2021, quando o BMW Group vendeu 104.000 modelos totalmente elétricos.
A recuperação da demanda na China no terceiro trimestre depois que os bloqueios afetaram o primeiro semestre do ano – Peter descreveu 2022 como um ano de “montanha-russa” no maior mercado de vendas do BMW Group – é o principal fator por trás da revisão ascendente das vendas para o ano civil de 2022.
Os alemães obviamente não vão parar por aqui e esperam que as vendas de veículos elétricos continuem seu crescimento exponencial em 2023, quando a BMW planeja algo em torno de 400.000 emplacamentos. Nicolas Peter disse que a empresa pretende dar "outro grande salto" em veículos puramente elétricos no próximo ano.
Como outras montadoras, o BMW Group também enfrentou escassez de semicondutores e interrupções na cadeia de suprimentos relacionadas à pandemia este ano. Naturalmente, esses problemas retardaram a produção de veículos elétricos. A BMW também foi afetada pela fraca demanda na Alemanha e no Reino Unido, os maiores mercados da Europa, embora as listas de encomendas ainda estivessem lotadas. A demanda foi mais forte na França, Espanha e Itália.
O BMW Group atualmente vende vários veículos elétricos em todo o mundo: BMW iX1, iX3, i4, iX e i7, além do MINI Cooper SE. Na China, a marca BMW também oferece o sedã elétrico i3 eDrive35L, exclusivo para aquele mercado. O i4, iX e Cooper SE também estarão disponíveis nos Estados Unidos, com o i7 programado para iniciar as entregas no início de 2023.
Nos próximos anos, a montadora expandirá sua linha com o primeiro SUV elétrico da MINI no início de 2024 (antecipado pelo Aceman Concept revelado em meados do ano), o SUV Countryman elétrico em 2023 e a próxima geração Cooper SE (2023), enquanto a BMW marca lançará o i5 (Série 5 elétrico) no segundo semestre de 2023.
O Neue Klasse (Nova Classe) de veículos elétricos chegará em 2025, com o CEO do BMW Group, Oliver Zipse, dizendo recentemente que a família Neue Klasse vai estrear com um sedã elétrico do porte do Série 3 e um SUV esportivo. O primeiro carro BMW M totalmente elétrico também está na programação com um trem de força de motor quadruplo, enquanto a Rolls-Royce também lançará seu primeiro VE, o cupê Spectre, no final de 2023.
Fonte: BMW Group via Reuters
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
Teste BMW iX2 xDrive30: SUV cupê elétrico ousa no visual e cativa ao volante
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
BMW anuncia lançamento de seu primeiro carro a hidrogênio para 2028